NOVA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA

Em Jornal de Notícias, de Paula Rocha.

A antiga EB 2.3 da Murtosa não oferecia as condições para acolher todos os alunos do concelho e já apresentava sinais de alguma degradação. Por isso, a Câmara Municipal da Murtosa, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Centro, optaram pela construção de um novo edifício. "A construção de uma nova escola e trazer o Ensino Secundário para o concelho é um anseio muito antigo que só agora foi possível concretizar", disse Joaquim Baptista, vice-presidente da Autarquia. "A antiga escola funcionava num módulo prefabricado e tinha uma outra parte em alvenaria, mas que já não tinha condições. A construção de uma escola de raiz foi a melhor opção", acrescentou. Agora que a nova escola está pronta, Joaquim Baptista reconhece que "foi um desafio muito grande para a autarquia". "A Câmara teve de adquirir os terrenos, garantir os acessos e o arranjo da zona envolvente. Mas, para nós, fazia todo o sentido criar a escola naquele local, que fica próximo do perímetro urbano e onde se irá desenvolver uma nova zona da vila", sublinhou o vice-presidente. Com a construção deste novo edifício, termina a recuperação de todo o parque escolar do concelho, que tinha sido iniciada em 1998. O autarca assegurou ainda que a educação "sempre foi uma aposta desta Câmara", isto porque as taxas de insucesso escolar e abandono precoce são bastante elevadas na Murtosa. Joaquim Baptista tem esperança que uma nova escola possa, dentro dos possíveis, contribuir para combater essas taxas. Esta escola teve um investimento total de mais de quatro milhões de euros, suportados pela autarquia e pela DREC. A Câmara da Murtosa, para além da aquisição dos terrenos, teve ainda de comparticipar com cerca de 363 mil euros. Á DREC coube um investimento superior aos três milhões de euros. Os 25 mil metros quadrados de terreno têm capacidade para acolher três pavilhões, onde funcionam as salas de aulas e os serviços administrativos, um refeitório e um gimnodesportivo, que dispõe de dois mil lugares sentados. Os alunos têm ainda direito a uma sala convívio, a uma biblioteca, três salas de informática, vários laboratórios, salas de música e um auditório com capacidade para 83 pessoas.

Comentários

Efémera disse…
Olá. :)
Vou concorrer para uma escola da Murtosa, a Escola 2/3 Ciclos EB c/ Secundário Padre António Morais da Fonseca. O nome é grande! Pelas fotos que vi, a Murtosa é muito agradável. Pelo menos assim parece. Não me importava nada de ir aí parar, apesar de ser só 1 hora por semana, mas quem está no ensino já está por tudo! Será que me podias dizer se há autocarros de Aveiro para aí? Obrigada. :) Felicidades!
Paulo disse…
Penso que não há autocarros entre Aveiro e a Murtosa. Terá mesmo que vir de carro. Mas uma hora semanal de trabalho nem a gasolina pagará!

Mensagens populares